
Os acidentes com máquinas e equipamentos têm duas principais causas: falhas humanas e utilização desse maquinário em indevidas condições. Ou seja, a prevenção de acidentes passa por ter operadores bem treinados e fazer as manutenções e revisões das máquinas periodicamente.
Veja a seguir quais práticas são essenciais para evitar os acidentes com máquinas pesadas e quais são as normas de segurança que impactam no trabalho com esses itens.
Normas regulamentadoras de segurança do trabalho
As Normas Regulamentadoras (NR) de Segurança e Saúde no Trabalho foram elaboradas para complementar a Consolidação das Leis do Trabalho, CLT. Nesse sentido, as NRs cumprem o papel de estabelecer as obrigações , direitos e deveres , tanto de empregadores quanto de trabalhadores, para garantir um ambiente de trabalho seguro e sadio , evitando doenças e acidentes de trabalho.
No que tange ao tema deste artigo: acidentes com máquinas e equipamentos, é preciso ter especial atenção às Normas Regulamentadoras a seguir:
- NR 5 – Estabelece a necessidade de criação da CIPA – Comissão Interna para Prevenção de Acidentes. Sua função é executar de auditorias internas, fiscalizar o cumprimento das NRs e treinar as equipes profissionais. Leia aqui a NR 5 na íntegra .
- NR 11 – regulamenta transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Essa NR tem impacto direto na utilização de máquinas e equipamentos utilizados para movimentação e transporte de cargas. Conheça aqui o que estabelece a NR 11 e os cuidados necessários nesse tipo de atividade.
- NR 26 – Sinalização de Segurança. A NR 26 diz respeito às sinalizações necessárias, sobretudo em canteiro de obras a fim de evitar acidentes com máquinas e equipamentos. Essas sinalizações podem ser feitas a partir de cores, sons e luzes. Saiba mais sobre a NR 26 aqui.
Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR 12
A NR 12 merece especial atenção quando o assunto são os acidentes com máquinas. Essa norma regulamentadora é dedicada a garantir a segurança do trabalhador, melhorias das condições de trabalho e tornar as rotinas que envolvem o uso de máquinas e equipamentos mais seguras. Nesse sentido, atua nas frentes de proteção coletiva; administrativa, organização do trabalho e de proteção individual.
A NR 12 estipula “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras […]”.
Como dito no início do artigo, uma das principais causas de acidentes com máquinas está relacionado ao uso indevido, ou más condições de uso das máquinas e equipamentos.
Esses itens, quando usados em boas condições e da maneira correta garantem produtividade, agilidade e segurança. Isso porque, atualmente, as tecnologias que envolver as máquinas e os equipamentos evoluíram, priorizando o conforto e a segurança dos operadores.
Então, utilizando as máquinas respeitando seus limites de carga e de desempenho, mantendo-as em boas condições de uso e seguindo à risca as disposições da NR 12, já se garante que a maioria dos acidentes de trabalho corriqueiros estejam eliminados.
Vale lembrar que cuidar da segurança no ambiente de trabalho é uma maneira de preservar os profissionais e incrementar qualidade e produtividade nos projetos . Visto que, garante o máximo aproveitamento das máquinas, mão de obra, dos materiais e do tempo de execução.
Uso de equipamentos de proteção individual
Outra norma que precisa ser destacada no contexto de acidentes como máquinas e equipamentos é a NR 6 – Norma Regulamentadora de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A NR 6 estabelece que compete ao empregador fornecer os EPIs em boas condições de uso para seus profissionais, além disso, dispõe que cabe ao empregador utilizá-los corretamente durante toda a jornada de trabalho. São considerados EPIs: luvas, óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, etc.
Os EPIs são a principal maneira de garantir a proteção do profissional caso um acidente ocorra , por isso, precisam ser utilizados durante toda a jornada de trabalho.
Leia a NR 6 na íntegra.
Manutenções e Inspeções previnem acidentes com máquinas
Todas as máquinas e equipamentos precisam passar por manutenções periódicas para trocar peças com desgastes irregulares, reabastecer fluidos e fazer todas as correções e reparos devidos para o bom funcionamento no item.
Vale lembrar que essa prática previne os acidentes com máquinas, bem como garante produtividade e economia para seu proprietário. As manutenções periódicas corretas podem gerar uma economia de até 25% , já que são uma maneira de prevenir graves problemas com as máquinas que poderiam inviabilizar o seu uso.
Já as inspeções, precisam ser feitas diariamente, antes da máquina ou do equipamento entrar em operação. No blog da CGF Seguros já fizemos um guia completo sobre como fazer a inspeção corretamente. Confira em: “ Como e por que fazer a inspeção de máquinas e equipamentos? ”.
Vale lembrar que a NR 12 também estipula as normas e padrões para realização de manutenções e inspeções.
Boas práticas para operação de máquinas e equipamentos
Veja a seguir algumas dicas, que vão ao encontro das NRs, para você aplicar no seu dia a dia que vão te ajudar a prevenir acidentes com máquinas e equipamentos:
- Verifique periodicamente a existência de vazamentos no equipamento. Além disso, faça inspeções diárias , sempre antes da operação, e manutenções preventivas e preditivas periodicamente .
- Respeite os limites de carga do equipamento, caso contrário, pode ocasionar problemas na máquina, ou pior, acidentes de trabalho.
- Evite fazer movimentos bruscos com a máquina no canteiro de obras.
- Use meios de comunicação no espaço de trabalho como rádios e sinalização de luz, som e cor. Se necessário, posicione um profissional estrategicamente para passar orientações ao operador sobre os pontos cegos da máquina.
- Capacite seus operadores. Investir em conhecimento desses profissionais agrega segurança e qualidade aos projetos.
Conte com a CGF Seguros
Todos os tópicos mencionados anteriormente são essenciais para prevenir acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos. Mas, além desses cuidados, é muito importante investir em segurança e previsibilidade financeira com um seguro para suas ferramentas de trabalho.
A CGF Seguros é a maior corretora de seguros de máquinas e equipamentos do Brasil. Com nossas coberturas você garante que suas máquinas estejam protegidas contra diversos imprevistos, como: roubos, furto simples, acidentes e tombamentos, incêndio, responsabilidade civil e muito mais. Proteja suas máquinas e seus trabalhadores com a CGF Seguros com seguro de máquinas e equipamentos e seguros complementares.
O post Acidentes com máquinas e equipamentos: como prevenir? apareceu primeiro em BLOG - CGF Seguros.
Comente
Posts Relacionados


