Veja como evitar danos elétricos em máquinas pesadas, auxiliando na manutenção do maquinário e evitando acidentes com operadores e colaboradores no espaço de trabalho.
Existem diferentes tipos de danos elétricos em máquinas e equipamentos pesados, mas podemos definir por princípio duas situações distintas e recorrentes.
A primeira é dano e desgaste por uso contínuo, mais comum em maquinário sem manutenção e revisões constantes. Ocorre por descaso e negligência, seja dos operadores ou dos gestores.
O segundo tipo é por acidente na operação, normalmente ao entrar em contato com uma fonte de energia externa. Podem ser: relâmpagos, linhas de energia, fiação elétrica exposta etc. Esse tipo de acidente, apesar de operacional, pode fugir do controle dos operadores e ser aleatório.
A maior parte da carga elétrica de um raio quando atinge um equipamento, como uma retroescavadeira, é dispersada no exterior.
Os danos ao operador e ao maquinário dependem das condições. Se a cabine estiver úmida ou seca por dentro, os resultados podem variar.
Caso a cabine seja feita de fibra de vidro, material que não conduz muita eletricidade, a corrente pode se dispersar ainda melhor. Se as portas ou janelas estiverem abertas, o operador pode sofrer mais ferimentos, pois a dispersão pela superfície externa pode não ocorrer da maneira que falamos.
Retroescavadeiras, tratores, pás carregadeiras , minicarregadeiras, colheitadeiras e outros equipamentos com cabines fechadas (ROPS) normalmente estão a salvo durante tempestades elétricas próximas. Vale lembrar que o Brasil sozinho corresponde a quase 50% das descargas atmosféricas do mundo.
No caso de máquinas pesadas com cabines ROPS, siga as recomendações abaixo.
Além disso, após um raio próximo, não tente descer do veículo e pôr os pés no chão. Ao fazer isso, você permite que a carga acumulada no solo após a descarga suba pelo seu corpo.
Caso o maquinário em questão não possua uma cabine ROPS, ao ver uma tempestade se aproximando, o ideal é que o operador saia do veículo e busque abrigo em local adequado.
Acidentes envolvendo eletricidade em áreas de construção são menos comuns estatisticamente que outros tipos de acidentes, como ferimentos pelo uso de ferramentas, mas estão entre os mais sérios.
Nos EUA, acidentes elétricos não-fatais no setor de construção foram de 195,6 em cada mil casos, de acordo com relatório do U.S. Bureau of Labor Statistics .
Eletrocução é definida como uma quantidade letal de energia elétrica. Um choque elétrico não é necessariamente letal, mas pode causar ferimentos graves, incluindo queimaduras de terceiro grau e parada cardíaca.
Muitos casos de eletrocussão ocorrem porque uma fonte de energia não foi devidamente fechada ou verificada por um operador.
Alguns exemplos de erros que levam à eletrocussão incluem:
Caso um operador entre em contato com um fio de alta tensão, ele pode receber um choque elétrico. Sendo possível liberar a ferramenta ou equipamento, saindo do contato com a energia, é capaz de evitar lesões sérias. Em alguns casos, o trabalhador não consegue desvencilhar da fonte do choque. Isso normalmente ocorre quando:
Acidentes elétricos, antes raros, agora vêm se tornando mais comuns por conta da redução de custos, pressa na execução do serviço etc. É necessário levar a sério o ambiente de trabalho e os riscos envolvidos, ainda que estatisticamente reduzidos, para tornar a convivência e operação no espaço compartilhado mais segura para todos.
Caso tenha dúvidas sobre as normas de segurança no espaço de trabalho, confira as recomendações do Ministério do Trabalho para diferentes aplicações .
Máquinas elétricas podem sofrer danos elétricos de diferentes tipos. Seja como citado acima, por acidentes na operação, ou pelo desgaste próprio dos materiais e componentes internos.
Empilhadeiras elétricas, por exemplo, podem possuir as chamadas baterias tracionárias, cujo desgaste pelo uso contínuo pode diminuir a produtividade do equipamento.
Isso ocorre porque a bateria passa a precisar de cargas mais recorrentes, e o tempo de uso para a operação fica reduzido, atrapalhando a produção.
A manutenção preventiva/preditiva é fundamental para evitar danos elétricos em máquinas pesadas ao longo do tempo. Através dela, é possível corrigir eventuais desgastes e potenciais falhas. Veja abaixo as principais manutenções no equipamento elétrico em máquinas e equipamentos pesados.
Para detalhes mais específicos sobre outros pontos de manutenção de máquinas pesadas, confira este manual criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Abaixo, a manutenção de partes elétricas.
Deve-se realizar regularmente a limpeza externa da bateria. Caso os bocais não possuam proteção, limpe também ao redor das tampas, assim como os orifícios. Outro local que deve ser higienizado é o suporte.
A limpeza tem o objetivo de impedir a formação de zinabre entre terminais, cabos e pólos.
Zinabre é a crosta esverdeada resultante da oxidação do cobre ou de ligas metálicas com cobre, como o latão. A formação de zinabre impede a passagem de corrente elétrica, promovendo falhas no funcionamento, aquecimento dos cabos, redução de desempenho etc.
Comece desconectando o cabo negativo, isolando a bateria eletricamente da carcaça, o que evita danos ao sistema elétrico. Em seguida, o positivo. Isso evita faíscas e possíveis acidentes.
Após realizar a limpeza, montar primeiro o cabo positivo e, em seguida o negativo. Use apenas vaselina nos terminais para prevenir corrosão.
Ao manusear a bateria, cuidado com gases letais. Siga as recomendações do fabricante para mais detalhes.
Além disso, também é importante conferir o funcionamento de luzes, faróis e indicadores luminosos. É fundamental que estejam sempre em excelentes condições para que a operação do maquinário seja sem acidentes. Os indicadores luminosos devem ser testados para garantir que nenhuma notificação passe despercebida.
Outro ponto de atenção é a tensão da correia do alternador, cujo teste funciona de maneira similar à tensão da correia do ventilador do radiador.
Quer proteger suas máquinas e seus operadores de danos elétricos? Converse com nossos especialistas.
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