Por mais resistente e robusta que seja uma máquina, ela sofre desgastes em função do seu uso, por isso, precisa passar por inspeção e devidas manutenções. Esse procedimento é o que garante eficiência e produtividade, bem como a vida útil do item e, principalmente, a segurança durante a operação. Veja a seguir como e por que fazer a inspeção de máquinas e equipamentos.
Você está se perguntando se a manutenção e a inspeção são a mesma coisa? Elas têm o mesmo objetivo: garantir o pleno funcionamento das máquinas e a segurança durante o uso. Pode-se dizer, portanto, que caminham lado a lado, mas não são a mesma coisa. Entenda a seguir a diferença entre elas:
A manutenção preventiva é um evento periódico que tem o objetivo de corrigir desgastes e danos menores. Evita, portanto, que algo pare de funcionar bruscamente, o que poderia ocasionar prejuízos financeiros com substituição de componentes no maquinário.
Já a manutenção preditiva é uma maneira de acompanhar todo o desempenho da máquina e identificar por meio de softwares quando algo não está funcionando bem. Ou seja, é uma forma, bem moderna, de prevenir acidentes e problemas nas máquinas e equipamentos. Assim, quando alguma anomalia é identificada, aciona-se a manutenção corretiva , que tem o objetivo de reparar danos, substituindo peças.
Enquanto isso, a inspeção de máquinas e equipamentos consiste em uma rotina diária detalhada de checagem do item. Ela deve ser feita sempre antes de o equipamento entrar em operação.
A inspeção de máquinas e equipamentos consiste em um checklist para avaliar as condições de uso do equipamento para o início da rotina de trabalho. São 5 ou 10 minutos tirados antes de começar a utilização desses itens que podem salvar vidas, prevenindo acidentes .
Além disso, é o procedimento que garante que a empresa não irá arcar com grandes prejuízos financeiros com um motor inutilizado por falta de óleo, por exemplo.
Vale lembrar ainda que, a execução de inspeção diária é um procedimento previsto nas normas de segurança no Ministério do Trabalho , NR 11 , NR 12 e NR 31 . De acordo com as normas regulamentadoras, as fichas de inspeção devem ser devidamente assinaladas e arquivadas. Em caso de acidentes, o documento é consultado para fins de perícia.
Agora que você já sabe a importância de fazer a inspeção de máquinas e equipamentos diariamente, confira os itens que não podem faltar no seu checklist.
Uma checagem básica, mas que não pode ser esquecida, é a do sistema de iluminação. Verifique o funcionamento de faróis , luzes de freio e luzes de alerta . Além disso, não se esqueça de verificar as luzes do painel , elas são importantes para uma operação segura, inclusive para sinalizar algum problema em componentes do equipamento.
Garanta que o fluido responsável pelo resfriamento do motor esteja em níveis adequados. Vale lembrar aqui que, não é recomendada a utilização de água comum para essa função.
O fluido arrefecedor conta com componentes que proporcionam uma elasticidade maior na temperatura de funcionamento. A água comum pode levar a danos no maquinário, como a corrosão do sistema de arrefecimento em consequência dos minerais que ela possui.
Esse é o principal responsável por evitar acidentes com máquinas pesadas . Então, antes de começar a operação é imprescindível fazer a inspeção dos freios. Para isso, observe a altura do pedal e o tempo de resposta da máquina .
Nas manutenções preventivas lembre-se também de, tempos em tempos, fazer a troca do fluido responsável pela movimentação desse componente.
A lubrificação é o que garante que não haja desgaste em demasia das peças ou o superaquecimento, já que evita o atrito direto.
Por isso, cheque se os componentes do motor e partes móveis da máquina, como freios, diferenciais, caixa de direção, motor e caixa de marcha estão devidamente lubrificados.
Para as máquinas que contam com a força do sistema hidráulico, é importante na inspeção diária fazer a checagem dos níveis de lubrificantes e, sempre que for preciso, encher esse recipiente.
Analise se não há vazamentos ou desgastes irregulares nas peças que compõem a transmissão. São elas: buchas, eixos, rolamentos, acoplamentos, redutores, engrenagens, etc.
Por fim, lembre-se de inspecionar diariamente os filtros que compõem a sua máquina, limpando-os sempre que necessário e trocando-os periodicamente.
O filtro de combustível deve ser drenado todos os dias. Enquanto isso, o filtro de ar pode ser reutilizado após limpeza, no máximo, cinco vezes, depois disso é imprescindível fazer a sua substituição.
Vale lembrar que, cada máquina e equipamento tem suas próprias especificidades, adapte a lista acima para a realidade dos itens que você trabalha diariamente. Além disso, é importante fazer a leitura atenta das normas regulamentadoras de segurança do trabalho mencionadas do início deste artigo para saber exatamente quais pontos impactam no seu segmento de atuação.
Por fim, é importante destacar que, a inspiração de máquinas e equipamentos tem como principal objetivo garantir a segurança e integridade física dos profissionais que trabalham com ela. Por isso, é imprescindível que esses também estejam utilizando os Equipamentos de Proteção Individual que complementam todas as medidas e padrões de segurança adotados em espaços de trabalho com máquinas e equipamentos.
Além disso, investir em seguros de máquinas e equipamentos é uma maneira de garantir previsibilidade financeira para o seu negócio. Baixa a Planilha Comparativa de Preços de Seguros da CGF e faça a escolha ideal para seu negócio.
O post Inspeção de máquinas e equipamentos: como e por que fazer ? apareceu primeiro em BLOG - CGF Seguros.
BR 381 - KM 2.111 - Bandeirantes - Contagem/MG - CEP: 32240-090
(31) 3369-1180
Denuncie Políticas de Privacidade