O seguro de máquinas e equipamentos é um investimento de qualidade para a segurança do maquinário de qualquer gestor.
No entanto, sabemos que, em muitos casos, a falta de informação e dúvidas não sanadas são motivos pelos quais o seguro é deixado de lado.
Por isso, elaboramos uma seção de dúvidas frequentes sobre seguro de máquinas e equipamentos para te ajudar a compreender a importância de ter as máquinas seguradas.
Acompanhe!
Saber o que o seguro de máquinas e equipamentos cobre é um dos dos principais pontos que podem fazê-lo compreender a importância de ter essa solução para casos. Assim, de maneira geral, os planos envolvem proteção contra:
Essa cobertura pode se estender também, normalmente com cobranças adicionais, a pagamento de aluguel a terceiros e risco pela proximidade da água (equipamentos que trabalham próximo ou em praias, margens de rios, represas, canais, lagos ou lagoas) .
Essa é outra informação importante quando se trata de entender como funciona e é feito um seguro . A cobertura do seguro não demora muito a começar a valer, ela inicia às 00:00 hrs da emissão da proposta.
Muitas empresas deixam de contratar um seguro para máquinas e equipamentos comprados no exterior por não saber que isso é possível.
Apesar de cada máquina ter algumas especificidades na contratação de um seguro, é totalmente possível sim, a única exigência é que seja apresentado o invoice ou um documento equivalente a ele.
O invoice é uma fatura de pagamento. Esse documento pode funcionar como nota fiscal para máquinas e equipamentos comprados no exterior.
O seguro de frotas de máquinas e equipamentos é mais em conta do que a contratação individual por causa da diversificação de riscos.
Mas o que isso significa? Bem, significa que o risco de ocorrer algum tipo de sinistro em todas as máquinas de uma vez só é pouco provável. Dessa forma, o risco é diluído e o valor do seguro se torna mais barato.
Além disso, outros benefícios tornam o seguro de frota a melhor opção. A principal diz respeito às inspeções, que podem causar problemas na contratação da proteção. Isso porque quando cada equipamento passa por inspeção, no caso de seguros individuais, pode ser necessário ampliar o valor do plano, por causa de algumas características da máquina ou por não ser possível fazer o seguro de determinado tipo de equipamento.
O seguro de frota é, inclusive, a opção mais viável para empresas que trabalham com locação de máquinas . Com um alto investimento em jogo, seria uma péssima decisão administrativa não segurar a frota. Afinal, as máquinas e equipamentos são o core business, e apenas um desfalque já compromete os resultados e a lucratividade da locadora.
Outra dúvida frequente, e que pode colocar em risco o alto investimento feito em uma máquina, é sobre o desconhecimento de que pessoas físicas também podem contratar um seguro.
Assim, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem garantir que seus patrimônios fiquem em segurança e que tenham uma cobertura em casos de sinistros.
Vamos lá! Os documentos necessários para a contratação de seguro de máquinas e equipamentos são:
Além disso, conforme vimos anteriormente, em casos de máquinas ou equipamentos importados é preciso apresentar um documento de comprovação da propriedade do bem, que pode ser uma declaração de compra ou o invoice.
O seguro de máquinas e equipamentos protege seus bens (maquinários) contra perdas, danos e outros tipos de sinistros. Dessa forma, você tem menos preocupações e a certeza de seu patrimônio seguro. Assim, pode direcionar sua atenção para outros aspectos da gestão dos negócios.
Com máquinas e equipamentos protegidos, uma grande vantagem se destaca: a de que caso ocorra algum sinistro dentre os estabelecidos e acordados na apólice, os prejuízos financeiros são reparados. Isso inclui alguns tipos de danos e furto ou roubo, por exemplo.
Outro exemplo é de máquinas em canteiros de obras. Um grande problema é o ponto cego das máquinas pesadas. Essa é uma preocupação importante, pois envolve, inclusive, a integridade de outros trabalhadores.
Então pense nisso: sem seguro, as operações de sua empresa podem até parar até que você consiga resolver o problema. Com seguro, as operações não deixam de ser executadas por falta de recursos financeiros para recuperar a máquina ou equipamento danificado ou perdido.
Em casos como o de não contratação de seguros, economizar no valor de um seguro pode se tornar muito mais caro.
O que podemos dizer é que é preciso definir o que é “caro” quando se trata da relação entre o investimento e o risco.
Pode ser caro ter que comprar uma máquina nova porque a antiga foi furtada. Algumas máquinas, como exemplo pegamos as máquinas agrícolas ou as usadas na construção civil, são muito caras para ficarem desprotegidas.
Além do investimento, consertos e peças também pesam no orçamento, assim como operações paradas, que não significam apenas um cronograma atrasado, mas também prejuízos financeiros, atrasos em obras ou entregas e clientes insatisfeitos.
Além de tudo isso, precisamos lembrá-lo que o valor do seguro pode ser parcelado. Dessa forma, sua empresa garante a segurança dos bens e paga valores acessíveis nas parcelas.
Os tipos de seguro mais comuns são:
A CGF segura equipamentos como por exemplo:
Nossos seguros são personalizados, ou seja, sob medida para o que cada empresa precisa.
O valor do seguro de máquinas e equipamentos depende muito do tipo do bem, assim como da cobertura e dos adicionais pedidos. É tudo muito personalizado, podemos dizer que gira em torno de 1% do valor do equipamento, por isso não podemos já determinar um valor.
Mas isso pode ser resolvido muito facilmente: basta um contato com a CGF, a corretora de seguros que trabalha com marcas de renome no mercado brasileiro.
Você recebe um atendimento personalizado, com consultores qualificados a ajudá-lo a encontrar a melhor solução para atender às necessidades do seu negócio e garantir a proteção de seu patrimônio.
Todas suas dúvidas serão esclarecidas e você verá que a CGF tem a solução exata em seguro de máquinas e equipamentos.
Acreditamos que as dúvidas mais frequentes em relação ao seguro de máquinas e equipamentos foram respondidas acima.
No entanto, se há alguma que não foi contemplada em nosso FAQ, não hesite em entrar em contato conosco. Nossos consultores estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que você tenha.
Se não entendeu algum ponto citado acima, vamos explicar. Nosso trabalho é dar segurança às máquinas e equipamentos, mas, antes disso, é dar segurança ao nosso cliente de que está fazendo um excelente negócio ao segurar seus bens.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a cobertura do seguro de máquinas e equipamentos, se custa caro, quem pode e quais os documentos necessários para contratar um seguro, os tipos de seguros que oferecemos, as vantagens e a importância de contratar um seguro para máquinas e muito mais.
Assim, não há como errar. Nem como correr o risco. Lembre-se do que falamos sobre o alto valor que se investe em máquinas e equipamentos para deixá-los sem proteção. Se você parar e fizer as contas, o custo-benefício de um seguro vale a pena e diminui muito suas preocupações.
Para finalizar, temos um excelente material sobre operação de máquinas. Baixe aqui o infográfico “ Boas práticas na operação de máquinas ”.
BR 381 - KM 2.111 - Bandeirantes - Contagem/MG - CEP: 32240-090
(31) 3369-1180
Denuncie Políticas de Privacidade